Na Boca do Povo - Seu Telejornal Online
MENU

Baleias são flagradas no mar de Matinhos

Baleias são flagradas no mar de Matinhos

Duas baleias da espécie baleia-franca-do-sul foram flagradas na manhã desta segunda-feira (20) em Matinhos, no Litoral do Estado. Estudiosos que acompanham a vida marinha na região acreditam que mãe e filhote são as mesmas observadas no último dia 10 em Pontal do Paraná. 

De acordo com o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), do Centro de Estudos do Mar, a presença das baleias na região é comum nesta época do ano. Os mamíferos procuram por águas mais quentes durante o inverno Antártico/Patagônico para se reproduzir e amamentar. Além disso, é comum que as baleias fiquem perto da costa, situação que confunde pessoas que observam os animais na água e acreditam que eles estão encalhados.

“Técnicos estiveram no local e verificaram que as baleias estão nadando normalmente e estão com a respiração normal”, comentou o assistente de comunicação do LEC, Donyan Greipel.

Imagens das baleias observadas no começo do mês foram encaminhadas para a coordenadora do Projeto Baleia Franca, Karina Groch, que afirmou que a fêmea ainda não havia sido identificada anteriormente. A identificação das baleias é feita a partir de calosidades presentes na cabeça dos animais, que são uma espécie de impressão digital.

A presença das baleias é maior no estado de Santa Catarina, e também na área costeira de países como Argentina, Austrália, Chile, Moçambique, Nova Zelândia e África do Sul.

X