Na Boca do Povo - Seu Telejornal Online
MENU

CCZ INICIA OPERAÇÃO DE VACINAÇÃO NA ZONA RURAL NESTA QUARTA

CCZ INICIA OPERAÇÃO DE VACINAÇÃO NA ZONA RURAL NESTA QUARTA

O Centro de Controle do Zoonoses (CCZ) de Foz do Iguaçu inicia na próxima quarta, 03, uma nova etapa na vacinação contra raiva (hidrofobia). Técnicos em zoonoses irão visitar os imóveis no Alto do Boa Vista, zona rural de Foz, para vacinar cães e gatos que ainda não foram imunizados este ano. A vacinação é gratuita e ação acontece entre 09h e 13h.

Os técnicos do CCZ apontam quem a participação dos moradores é fundamental. Proprietários de animais devem auxiliar na contenção dos mesmos. Para os dias de vacinação é fundamental que os animais estejam custodiados, pois é comum na zona rural, que a maioria viva solto.

Apesar da vacinação em Foz do Iguaçu ter sido suspensa em janeiro de 2017 por determinação do Governo Federal, a retomada não é considerada uma “campanha de vacinação”. O vírus da raiva (variante canina) não está em circulação no município, portanto, não existe a necessidade da realização de uma “campanha”. Mesmo sendo considerada uma ação preventiva e educativa, a meta é atingir 100% dos animais da região.

Vacinação itinerante e permanente

A vacina é disponibilizada gratuitamente na sede do CCZ, no Jardim Ipê 3, sempre as segundas-feiras, das 8h às 14 horas. À partir de novembro, serão estabelecidos pontos semanais, para atender diferentes regiões. Em 12 meses mais de 40 mil animais devem ser vacinados. A vacina também pode ser encontrada em clínicas particulares e faz parte das responsabilidades do proprietário do animal.

A RAIVA
A raiva é uma zoonose provocada por um vírus e transmitida através da saliva de animais infectados. Todos os mamíferos podem adquirir a doença, bem como transmiti-la.

É uma doença que leva os animais à morte em 100% dos casos. Em humanos, a morte ocorre em quase 100% dos casos após o início dos sintomas. Para pessoas que tiveram contato com animal infectado, existe tratamento preventivo, antes do desenvolvimento dos sintomas.

No ambiente urbano, a raiva foi controlada na maioria dos municípios do Brasil, devido ao Programa de Controle da Raiva do Ministério da Saúde. Um dos pilares deste Programa inclui a vacinação em massa de cães e gatos, realizada quando há casos de raiva canina. Outro ponto importante do programa é a vigilância da circulação viral em mamíferos em ambiente urbano (cães, gatos, morcegos e outros animais silvestres).

Em Foz do Iguaçu, o último caso de raiva em cão foi registrado em 2005. No entanto, o vírus da raiva circula entre os morcegos, e em 2018, foram diagnosticados 30 casos positivos.

Os morcegos frugívoros (que se alimentam de frutas) e os insetívoros (que se alimentam de insetos) são facilmente encontrados em ambiente urbano. Isso porque as cidades são generosas em fornecer condições adequadas para eles viverem bem: os postes de iluminação atraem insetos, e há árvores frutíferas por todo lugar. Ainda há abrigos em abundância (forros de casas, juntas de dilatação de prédios, árvores) e poucos predadores naturais (corujas, gaviões). Com isso, é comum ver morcegos em praticamente toda a cidade, ainda mais num local como Foz do Iguaçu, cercada de ambientes naturais (rios e matas). No entanto, as pessoas não precisam ter medo dos morcegos que são encontrados voando à noite, ou dormindo em árvores. Eles somente se tornarão suspeitos se apresentarem alterações nos seus hábitos, como voar durante o dia ou se forem encontrados caídos (vivos ou mortos). Os morcegos são mamíferos que podem ficar doentes como qualquer animal, e se estiverem com raiva, podem ficar desorientados e cair, tornando-se vulneráveis à ação predatória natural de cães e gatos. Além disso, pessoas desavisadas também podem ter contato com estes animais e se contaminar, pois o morcego pode morder ao ser manipulado.

Os morcegos são animais silvestres, necessários ao equilíbrio da natureza e são protegidos por lei. Não se pode matar ou maltratar os morcegos, e ninguém que não esteja habilitado deve manipular estes animais.

X