Na Boca do Povo - Seu Telejornal Online
MENU

Clínica credenciada iniciou chamamento para castrações de cães e gatos

Clínica credenciada iniciou chamamento para castrações de cães e gatos

O Programa de Castração de Animais coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura em Foz do Iguaçu avançou mais uma etapa. Com a aprovação do Conselho Estadual de Medicina Veterinária, a clínica credenciada para a prestação dos serviços iniciou os chamamentos das castrações. As cirurgias devem começar no próximo dia 20, com uma média de até 10 castrações por dia. Serão realizados pelo menos 1,4 mil procedimentos. Os investimentos somam R$ 366 mil.

Além da castração, os animais receberão um microchip de identificação. O dispositivo é do tamanho de um grão de arroz e será implantado sob a pele do animal. Por meio de um leitor específico, ele apresenta o seu código, que contém informações sobre o animal, como meio de contato com o dono, raça, porte, idade, entre outros dados relevantes.

Antes do procedimento cirúrgico (a castração de fêmeas consiste na remoção dos ovários e útero), o animal passará por exames laboratoriais que indicará se ele está apto ou não a fazer o procedimento. Estando apto, a esterilização será realizada. Em caso de inaptidão, o Município entrará em contato com o dono do animal informando sobre o estado de saúde do bicho, com as recomendações necessárias.

Acompanhamento on-line

Quem protocolou o pedido de castração deve ficar atento. “A clínica fará as ligações para as pessoas que já foram cadastradas para evitar a aglomeração de pessoas”, explica o Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Pablo Mendes.
A situação do pedido também pode ser consultada on-line, para isso é necessário acessar a página do Programa de Castração no site https://www5.pmfi.pr.gov.br/servicos e efetuar o login cadastrado anteriormente.

Serão priorizados os pedidos feitos por organizações não governamentais (ONGs) que atuam na proteção de animais, protetores independentes reconhecidos pelo município, além de pessoas assistidas por programas sociais.

Novos pedidos

O Programa de Castração ainda está recebendo pedidos, o cadastro deve ser feito exclusivamente on-line. Basta acessar a página https://www5.pmfi.pr.gov.br/servicos e selecionar Programa de Castração. A prioridade é para fêmeas. Para fazer a requisição é necessário preencher um cadastro com todas as informações pessoais (RG, CPF, endereço, telefone) além preencher uma ficha com a descrição do animal e um termo de autorização do procedimento cirúrgico. O animal deve ter no mínimo 150 dias de vida e no máximo 8 anos para passar pela cirurgia.

X