Na Boca do Povo - Seu Telejornal Online
MENU

Instituto de Identificação alerta sobre golpe no agendamento de carteiras de identidade

Instituto de Identificação alerta sobre golpe no agendamento de carteiras de identidade

O Instituto de Identificação do Paraná faz um alerta à população sobre a ação de estelionatários que estariam cobrando pelo agendamento para confecção de carteiras de identidade. A Polícia Civil não tem números específicos de reclamações, mas diz que alguns casos denunciando o golpe chegaram à instituição nas últimas semanas.

De acordo com o diretor do Instituto, Marcus Vinicius Michelotto, alguns cidadãos pagaram para que outras pessoas fizessem o agendamento online, mas o serviço não chegou a ser realizado. O diretor informa que já pediu a instauração de inquéritos policiais junto à divisão policial da capital e do interior para apurar os casos. Marcus Vinicius Michelotto ainda esclarece que o agendamento do RG deve ser feito apenas pela pessoa que precisa retirar o documento. 

Só neste ano, nos três primeiros meses, foram emitidas211 mil carteiras de identidade em todo o estado. O número é quase 15% maior do que o que foi confeccionado em 2018, quando houve a produção de 182 mil documentos. Para 2019, a estimativa é de que sejam emitidas mais de 800 mil carteiras de identidade em todo o Paraná. Conforme levantamento do Instituto, as reclamações, principalmente por conta da demora no agendamento para confecção do documento, diminuíram 67%.

Para Michelotto, as principais ações que influenciaram essa melhoria foram os mutirões da cidadania e a abertura de novos postos de atendimento tanto em Curitiba quanto em cidades do interior do Paraná. 

Apesar da grande procura para emissão do RG, o diretor do Instituto de Identificação diz que até o momento mais de quatro mil documentos prontos estão esquecidos nos postos de atendimento porque os donos são foram retirar.Algo parecido ocorre com as solicitações da 2ª via rápida, que pode ser pedida pela internet e o usuário só precisa ir até o Instituto buscar a identidade. Das 440 senhas diárias disponíveis, pelo menos 70 pessoas deixam de ir pegar o documento. 

Marcus Vinicius Michelotto lembra que esses documentos ficam disponíveis por cinco anos até serem destruídos. 

Para fazer o agendamento da carteira de identidade basta acessar o site www.institutodeidentificacao.pr.gov.br e selecionar a cidade onde deseja confeccionar o documento.

Reportagem: Thaissa Martiniuk

X