Na Boca do Povo - Seu Telejornal Online
MENU

Maj. QOPM Marcos Aparecido de Souza, recebeu a maior honraria ofertada pelo município de Foz do Iguaçu, o título de Cidadão Honorário.

Maj. QOPM Marcos Aparecido de Souza, recebeu a maior honraria ofertada pelo município de Foz do Iguaçu, o título de Cidadão Honorário.

O Sr. Maj. QOPM Marcos Aparecido de Souza, recebeu a maior honraria ofertada pelo município de Foz do Iguaçu, o título de Cidadão Honorário.
Nascido na cidade de Corumbataí do Sul, Paraná, em 1973, logo após encerrar o ensino médio, ingressou na PMPR no ano de 1992, como soldado no 13º BPM, e pouco tempo depois prestou vestibular e passou para o Curso de Formação de Oficiais, sendo aprovado e iniciando esta nova fase da carreira na Academia Policial do Guatupê.
Tão logo concluiu o Curso de Formação de Oficiais, teve uma breve passagem pelo Batalhão de Polícia Rodoviária, e foi transferido para o 14º BPM, onde exerceu funções como Comandante do Pelotão de Trânsito, Coordenador de Curso de Formação de Soldado, Instrutor e Comandante da 1º CIA. Posterior a passagem pelo 14º BPM, o oficial integrou o Batalhão de Fronteira, e em 2018, teve a honra de ser convidado para dirigir o Colégio da Polícia Militar, anteriormente denominado Colégio Estadual Bartolomeu Mitre.
Pessoa de conduta ilibada, na vida pessoal e profissional, Maj. Marcos, destacou-se em diversos aspectos, como por exemplo na formação acadêmica, onde é Graduado em Direito, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior, Gestão Estratégica e Direito Militar e possui Mestrado em Políticas Públicas, atuando no Corpo Discente da Unifoz – Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu, onde ministra a matéria de Criminologia no Curso de Direito.
Não obstante com as conquistas na esfera profissional e acadêmica, também se destaca no âmbito esportivo, sendo atleta graduado com a faixa preta no Jiu-Jitsu, e também ultramaratonista amador, tendo competido em vários países da América do Sul e também teve participação em uma maratona na África do Sul.
No 14º BPM, onde o Major Marcos fez sua morada por mais de vinte anos, é um profissional admirado por todos que neste local tiveram oportunidade de trabalhar e aprender com ele. E nesta parte em especial de sua carreira, dedicada exclusivamente a Foz do Iguaçu, com trabalho árduo, realizando bons serviços e primando sempre pelo bem-estar social, teve reconhecimento pelo Poder Legislativo, pelo projeto de Lei do vereador João Miranda (PSD), sendo o primeiro Policial Militar a receber o Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu.
A cerimônia de entrega do Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, realizado na Câmara Municipal de Vereadores, teve a presença de várias personalidade e autoridades, juntamente com a família do homenageado e militares de diversas forças, sendo agraciada pela presença da Banda do 34º BIMEC.
“Jamais imaginaria que poderia receber uma das maiores honrarias do município. Diante de uma plateia de pessoas tão importantes, amigos queridos, vejo que qualquer um dos senhores poderia estar aqui no meu lugar. Eu apostaria a ficha em outras pessoas, mas não em mim. Agradeço pelos acertos que tive e também pelos erros, que me deram a oportunidade de corrigir a conduta e me deixaram mais forte”, discorreu o oficial, emocionado pelo reconhecimento de uma vida de trabalhos prestados.
Após a entrega do título e homenagens e referências às autoridades presentes, o Presidente da Câmara, Sr. Vereador Beni Rodrigues, encerrou o ato.

Cap. QOPM André Sech Ribas,
Oficial Comunicação Social 14º BPM.

Sd. Jean Paulo Bonato
Aux. Comunicação Social 14º BPM.

X