Na Boca do Povo - Seu Telejornal Online
MENU

MÉDICO FORMADO NA (UPE) NO (PY) ASSUME A ULTIMA VAGA DO MAIS MÉDICOS EM FOZ

MÉDICO FORMADO NA (UPE) NO (PY) ASSUME A ULTIMA VAGA DO MAIS MÉDICOS EM FOZ

Na manhã de ontem (27) o médico Arthur Frajuca Godói chegou Foz do Iguaçu para preencher a última vaga dos nove profissionais que substituíram os médicos cubanos, que integraram o programa Mais Médicos até o final de 2018.

Hoje a cidade conta com 27 médicos no programa. “Recebemos esses profissionais de braços abertos, pois fazem muita diferença no atendimento ao público e na estratégia Saúde da Família”, disse a diretora de Atenção Básica, Regina Gonçalves Dias.

O médico curitibano de 33 anos é formado pela Universidad Privada del Este (UPE) em Ciudad del Este (PY), desde novembro de 2018 e concorreu à função com outros dois mil médicos. A vaga preenchida por ele era a última a ser ocupada, e já havia sofrido duas desistências.

Este é o 17º ciclo do programa, que em dezembro de 2018, convocou médicos brasileiros formados no exterior. Nesta etapa, o programa recebeu 10.205 inscrições de profissionais dispostos a participarem do Mais Médicos. Os brasileiros puderam escolher o município no qual trabalhariam.

Para integrar a equipe em Foz, Dr. Arthur passou por minucioso acolhimento em Brasília, totalizando 160 horas de curso, envolvendo módulos com temáticas voltadas à política da saúde no Brasil, até teste de língua portuguesa. “Como na minha formação não estudei sobre o sistema brasileiro, o acolhimento foi essencial para conhecer a realidade aqui”, disse.

Ao longo de 15 dias, o médico conheceu na teoria e na prática a realidade enfrentada na rede pública. “Em 2017 houve modificação na política de atenção básica, e isso certamente influencia o modo como agir tanto no agendamento quanto no atendimento à demanda espontânea. Vou procurar aplicar tudo o que aprendi”.

Além do acolhimento, e de provas que permitiram a aprovação para o Registro de Médico da Saúde (RMS) pelo Ministério da Saúde, o médico também integrará estudos do conteúdo da UNASUS, de forma on-line para capacitação quanto à política brasileira relacionada a medicina familiar e atenção básica. O novo médico começa a atender na unidade da Vila Adriana na próxima semana.

X