Na Boca do Povo - Seu Telejornal Online
MENU

MUTIRÃO DE LIMPEZA NO JARDIM SÃO LUIZ E TRÊS PINHEIROS

MUTIRÃO DE LIMPEZA NO JARDIM SÃO LUIZ E TRÊS PINHEIROS

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, através Comitê de Combate à Dengue, e a Associação de Moradores promovem nesta sexta (1º de fevereiro) um mutirão de limpeza no bairro São Roque.
Um caminhão vai circular pelas principais ruas do bairro (antigo Jardim São Luiz e Jardim Três Pinheiros) fazendo a coleta de lixo.

Os agentes de endemias também estarão auxiliando na orientação e conscientização do combate à dengue. “Esse sistema é bastante eficiente. As pessoas colaboram de uma maneira efetiva recolhendo o lixo de seus quintais, colocando no saco e depois dispensando no caminhão que passa em seguida”, disse Jean Rios, coordenador do programa de combate à dengue do município.

“As pessoas já estão acostumadas e colaboram quando tem essa ajuda. Mas precisam aprender a cuidar do seu quintal, e vindo o caminhão recolher lixo fica mais fácil”, confirmou a representante da associação de moradores, Elisiane Lúcia Harms. A ideia inicial é começar os serviços logo cedo, às 8h30 e seguir pelos dois loteamentos até o final da tarde.

Para Rios, ações como esta são fundamentais para o melhor controle da proliferação do mosquito. No último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 07 e 11 de janeiro, o Índice de Infestação Predial (IIP) chegou a 3,5% (a cada 100 imóveis, em mais de três há presença de criadouros do mosquito).

Na pesquisa desenvolvida no LIRAa, a verificação de criadouros apontou para um dado preocupante: 71% deles eram formados por objetos de fácil remoção, dispostos de forma irregular e que possibilitam o acúmulo de água, favorecendo a proliferação de vetores. Na maioria das situações encontradas os criadouros se formaram dentro de latas, embalagens plásticas, garrafas PET, potes de vidro, brinquedos velhos, que tem possibilidade de reutilização ou reciclagem, mas são abandonados nos quintais favorecendo assim a procriação do mosquito.

X