Na Boca do Povo - Seu Telejornal Online
MENU

PROFISSIONAIS DE SAÚDE PASSAM POR CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS

PROFISSIONAIS DE SAÚDE PASSAM POR CAPACITAÇÃO EM PRIMEIROS SOCORROS

Médicos e enfermeiros de várias cidades da região Oeste do Paraná estiveram em Foz ontem (4) para participar do I Workshop Avançado de Vida. O treinamento, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Unila, contou com a presença de 30 profissionais que integram a 9ª Regional da Saúde.

A enfermeira Fabiana Junges veio de Missal para renovar o conhecimento em primeiros socorros, questão fundamental quando se trata de salvar vidas. “Foi muito importante para nós que atuamos na saúde integrada, principalmente para refletirmos sobre coisas que acontecem no nosso dia a dia e que às vezes passam batidas e são fundamentais para o atendimento. Com certeza, o conhecimento adquirido vai somar muito no meu trabalho e no da minha equipe”, afirmou Junges, que também é coordenadora do Samu de Missal.

O treinamento aconteceu ao longo do dia no laboratório de medicina da Unila e contou com aulas teóricas e práticas. Foram utilizados bonecos e vários aparatos para simular situações de risco e aprimorar as técnicas no primeiro atendimento. O foco principal desse primeiro Workshop foi preparar os profissionais para atender casos de parada cardíaca.

“A parada cardiorrespiratória é uma emergência clínica muito grave, pois, caso as medidas de ressuscitarão não sejam iniciadas bem como o diagnóstico, a consequência final é o óbito. A taxa de mortalidade é muito alta, por isso as equipes precisam estar bem preparadas para que estes pacientes tenham mais chance de viver”, enfatizou Janete Ghellere, coordenadora do Samu de Foz e uma das organizadoras do curso.

Programação
Esta foi a primeira capacitação promovida pelo NEU (Núcleo de Educação em Urgência) desenvolvida em parceria com a Unila. De acordo com Janete, mais ações voltadas ao aperfeiçoamento dos trabalhadores da saúde já estão programadas. “Teremos uma programação com os médicos e enfermeiros das UPAs de Foz do Iguaçu no segundo semestre deste ano. Também vamos fazer atualizações de protocolos para as equipes do serviço do Samu de Foz”, adiantou.

X