Na Boca do Povo - Seu Telejornal Online
MENU

PROGRAMA HORTA ESCOLAR SERÁ LANÇADO NESTA SEXTA-FEIRA (9)

PROGRAMA HORTA ESCOLAR SERÁ LANÇADO NESTA SEXTA-FEIRA (9)
A Prefeitura de Foz do Iguaçu dá inicio nesta sexta-feira (9) ao Programa Horta Escolar: Plantando e Educando para a Sustentabilidade da Vida. O lançamento oficial acontece às 8h30 na Escola Municipal Santa Rita de Cássia, na Vila Pérola, onde será implantada a primeira horta em formato mandala. Participarão da solenidade o prefeito Chico Brasileiro, a primeira dama Rosa Maria Jerônimo, alem de secretários e representantes da Itaipu Binacional. 
 
O projeto foi desenvolvido em parceria pelas Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Segurança Pública e Educação e recebeu o apoio do Projeto Encontros e Caminhos, da Itaipu. Ao todo, 54 instituições de ensino (35 escolas municipais e 19 CMEIS) serão contempladas. 
 
Durante a cerimônia nesta sexta-feira, também serão entregues os kits com ferramentas para o cultivo das hortas aos coordenadores das 54 instituições. Cada kit é composto por um carrinho de mão, enxada, pá, rastelo, regador e luvas.  
 
“Por iniciativa própria, algumas escolas e centros de educação infantil já possuem suas hortas há alguns anos. Com a ideia de somar esforços e potencializar as ações, criamos um grupo multidisciplinar integrando as secretarias, e agora vamos dar inicio a implantação das hortas, um desejo antigo do prefeito Chico Brasileiro”, disse o diretor da Secretaria de Agricultura, Jan Albert Nieuwenhoff.
 
Capacitação
 
Para aprender sobre o plantio e o manejo das hortas, os coordenadores das escolas e CMEIS participam, nesta quinta-feira (8), de um curso com o agrônomo Adelar Soares de Oliveira. A capacitação acontece durante todo o dia na Escola Santa Rita de Cássia e terá como foco a produção de alimentos orgânicos e à implantação de hortas mandalas. Em formato circular, esse tipo de horta é bastante utilizado pela agricultura familiar devido ao seu baixo custo de produção. Seja em espaços pequenos ou grandes, a horta mandala facilita o manejo, a irrigação e a colheita dos produtos. 
 
Formato
 
Cada escola define o espaço onde a horta será construída, a Secretaria de Agricultura fará a orientação e a entrega das mudas e sementes. A Secretaria de Segurança, através da Guarda Municipal vai ajudar no desenvolvimento e mão de obra. “O formato das hortas e o cultivo das plantas ficam a cargo de cada instituição definir, observando o espaço e atendendo as necessidades dos alunos”, explicou Jan. A Secretaria de Meio Ambiente também vai ofertar oficinas e palestras sobre educação ambiental aos alunos. A ideia do governo municipal é atender dois locais por semana. 
 
Projeto 
 
Em 2015, quando deputado estadual, Chico Brasileiro propôs na Assembleia Legislativa a criação da Semana da Alimentação Escolar Saudável, como forma de contribuir para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Na mesma oportunidade, foi lançada a ideia do projeto de “Segurança Alimentar”, abrindo as discussões em torno da alimentação rica em alimentos mais saudáveis nas escolas, despertando o interesse das próprias crianças em substituir industrializados por produtos mais naturais. Ainda em 2015, na Assembleia Legislativa, Chico Brasileiro se tornou membro fundador da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional, abrindo discussões mais específicas em torno do tema.
X