Na Boca do Povo - Seu Telejornal Online
MENU

SÁBADO É O DIA “D” DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

SÁBADO É O DIA “D” DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

O Dia D de vacinação contra a gripe acontece no próximo sábado, dia 4 de maio. Neste dia as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17 horas para imunizar especialmente membros dos grupos prioritários da campanha: Idosos (com mais de 60 anos), crianças de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres em período pós parto até 45 dias), pessoas com necessidades especiais, doentes crônicos, professores, profissionais da saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A campanha, iniciada em 10 de abril, tem como meta vacinar 90% da população (68.170 pessoas) dos grupos elegíveis para a vacinação. A maior população é de crianças, com 21.782, seguida de idosos com 20.321. Até o final de abril, o grupo com menor percentual imunizado foi de crianças, apenas 28%.

Mortes
A cobertura desejada ainda está baixa de acordo com o setor de imunizações e isso preocupa as autoridades sanitárias. “Esse mês tivemos a confirmação de duas mortes por influenza na cidade, o que nos coloca em alerta na prevenção”, disse a responsável pelo setor de imunização do município, Adriana Izuka.

Os resultados para os exames saíram somente agora. As coletas foram feitas e encaminhadas ao Lacen (Laboratório Central em Curitiba). O primeiro óbito foi registrado em 30 de março e o segundo em 8 de abril. Os pacientes; um homem de 92 anos e uma mulher de 39 apresentavam comorbidades (outras doenças). Ela com doença neurológica crônica, e ele, doenças cardiovascular e renal crônicas.

A vacinação integra mobilização nacional para reduzir a mortalidade, as complicações e a internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Em 2018, foram 11 mortes por influenza registradas no município, e mais de 100 no Paraná. Este ano já foram registrados 10 casos de influenza com circulação do H1n1, H3N2 e B.

A campanha é prioritária para vacinação contra a gripe, mas quem buscar as unidades poderá atualizar a carteirinha. Documento pessoal também deverá ser apresentado.

X