Na Boca do Povo - Seu Telejornal Online
MENU

SAÚDE NA ESTRADA MOBILIZA CAMINHONEIROS EM FOZ DO IGUAÇU

SAÚDE NA ESTRADA MOBILIZA CAMINHONEIROS EM FOZ DO IGUAÇU

As equipes de saúde do distrito Leste estão apoiando o Programa Saúde na Estrada, uma ação promovida pela Rede de Postos Ipiranga ontem (28) e hoje (29) no Posto Gasparin (BR 277). A mobilização direcionada aos caminhoneiros oferta uma série de exames preventivos para detecção de hipertensão, diabetes, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação (tríplice viral, antitetânica e tríplice viral), testes de visão e cuidados com o bem estar e a beleza.

A supervisora do distrito Leste, Ângela Aparecida da Silva, contou que a atividade facilita o acesso à saúde e também atrai os comerciantes do local. “Embora a ação tenha sido direcionada aos caminhoneiros, muitos comerciantes e moradores da região aproveitam o intervalo do trabalho para fazer os exames por conta da facilidade”, expressou.

A ação alcança principalmente os homens que são o centro da campanha do “Novembro Azul”, dedicada ao combate ao câncer de próstata e a conscientização sobre a importância do autocuidado. “Essas ações alcançam os homens que não buscam o sistema de saúde. Conseguimos identificar um caminhoneiro com a pressão alta e encaminhamos para a UPA e também um morador da região com a glicemia alta, que também foi encaminhado para o sistema”, contou Ângela.

Saúde na Estrada
Saúde na Estada é o maior evento itinerante de saúde do Brasil, atendendo caminhoneiros e comunidades próximas a postos de Rodovia. O programa tem 12 anos e atende a demandas primárias do dia a dia dessa classe de trabalhadores.

“Nosso propósito é ser uma plataforma de conveniência na rotina das pessoas. Esse direcionamento é para todas as nossas ações. Os caminhoneiros são um importante público para nós e devemos ir além, transcendendo a relação entre cliente e postos para a prestação de um serviço que contribui para a qualidade de vida e assistência a eles. Dessa forma, valorizamos a classe, com meios para melhorar suas rotinas de trabalho, com saúde e entretenimento”, disse Plinio Figueiredo, Gerente Executivo de Inovação e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga.

Dados
No Saúde na Estrada, por meio dos exames realizados nos caminhoneiros, a Ipiranga acompanha um crescimento preocupante dos dados de saúde coletados nos eventos, destacando que 73% dos caminhoneiros avaliados em 2018 estavam com aumento no índice glicêmico e 52% com pressão arterial elevada. Esses dados permitem à Ipiranga traçar um panorama das condições de saúde do caminhoneiro e auxilia a rede a desenvolver novas soluções para o público das estradas.

X