Na Boca do Povo - Seu Telejornal Online
MENU

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA MUTIRÃO DE ULTRASSONOGRAFIA OBSTÉTRICA NESTE FINAL DE SEMANA

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA MUTIRÃO DE ULTRASSONOGRAFIA OBSTÉTRICA NESTE FINAL DE SEMANA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) promove neste final de semana um mutirão de ultrassonografia obstétrica na clínica Itamax, no Jardim Polo Centro, credenciada ao município. A ação atenderá 102 gestantes entre sábado e domingo, das 8h às 17 horas.

As Diretorias de Atenção Básica e Assistência Especializada estão trabalhando juntas para garantir a confirmação dos procedimentos com as gestantes. As equipes estão realizando ligações para agendar os exames em horários pré-determinados e garantir um atendimento com qualidade e comodidade para as futuras mamães.

“Estamos levantando a demanda e verificando também as prioridades para posicionamento na agenda de exames. Esse processo também nos ajuda a identificar o tamanho real da fila”, explicou a Diretora de Assistência Especializada, Etelvina Maciel.

Atualmente, segundo dados da Secretaria, cerca de 900 gestantes estão com pedidos médicos para realização do procedimento. A mais antiga na fila entrou com solicitação do médico no mês de março, há três meses. A grande maioria é referente a pedidos mais recentes.

A Secretaria está agendando a marcação conforme a prioridade e a urgência. Mulheres com gravidez de risco ou com maior tempo gestacional serão as primeiras a passarem pelo procedimento. “É importante levar o Cartão SUS, um documento de identidade, e também, se possuir, exames de imagem anteriores, para avaliação médica”, complementou Maciel.

Avanço
Este é o primeiro mutirão em ultrassonografia deste ano e dá início a uma ação que pretende suprimir a atual demanda da rede por esse tipo de exames. “Estamos agendando novos mutirões para os próximos finais de semana. Esses exames, dentre outras medidas, são fundamentais para garantir a qualidade do pré-natal e para manter o controle e a redução da mortalidade infantil”, garantiu o Secretário de Saúde Nilton Bobato.

Neste ano, a cidade conseguiu reduzir em cerca de 40% o índice de mortalidade infantil, e voltou a atingir os limites preconizados pela Organização Mundial de Saúde. O índice considerado aceitável pela OMS é de 10 mortes para cada mil nascimentos. Foz do Iguaçu baixou de aproximadamente 15 para 9 mortes.

SERVIÇO
MUTIRÃO DE ULTRASSONOGRAFIA OBSTÉTRICA
QUANDO: SÁBADO (29) E DOMINGO (30)
HORÁRIO: 08H ÀS 17H
LOCAL: CLÍNICA ITAMAX, RUA PADRE BERNARDO PLATE, 900, SALA 02, JARDIM POLO CENTRO.

X